Trata-se de um método desenvolvido pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard em 1981, depois de 15 anos de pesquisas no domínio da ginástica postural, para tratamento de dores decorrentes de posturas viciosas.

Tem como objetivos tratar a dor e desconfortos causados por erros da postura e patologias músculo-esquelético (doenças relacionadas ao sistema dos músculos, ossos, tendões e articulações).

Baseada no fato de que os músculos se estruturam em cadeias, a R.P.G. (Reeducação Postural Global) prega distribuição racional do peso no corpo e o alongamento, para compensar o esforço excessivo de suas partes. Nascida na França em 1981, ela já é aplicada corriqueiramente por muitos fisioterapeutas no Brasil inteiro. O tratamento de R.P.G. busca um trabalho em conjunto com o paciente.

PHILIPPE SOUCHARD

Souchard graduou-se em Fisioterapia pela École de Kinesithérapie do Hôpital des Enfants Malades, de Paris, em 1962, e é titular do Diploma de Estado de Fisioterapeuta francês No. 62359 expedido a 15 de maio de 1964 pelo Ministério da Saúde Pública da França. Souchard é, desde 1983, presidente da UIPTM - Universidade Internacional de Terapia Manual de Saint-Mont, escola francesa de RPG, de direito privado, reconhecida oficialmente sob o No. 73320020932 pelo Ministério do Trabalho e da Formaçãoo Profissional da França e que recebeu, em 1996, o selo de qualidade da Federação Francesa de Cinesioterapeutas Reeducadores.

Cerca de 6.000 fisioterapeutas de 9 países diferentes foram por ele diplomados em RPG. Souchard (e equipe) ministra cursos de especialização contínua em RPG na Espanha, Bélgica, Itália, Brasil (há mais de 15 anos), Portugal, Canadá, França, Argentina e Suíça.

BASES DA RPG

A RPG trabalha duas vertentes: a reeducação postural e as lesões articulares. O tratamento é individualizado e visa enrijecer e alongar a musculatura, buscando reeducar a postura e aliviar dores.
Partindo do sintoma para chegar até a causa de uma dor ou um problema no sistema músculo-esquelético, a RPG trata o indivíduo e não a doença, porque cada um de nós tem a sua própria resistência é agressão e sua própria maneira de reagir a ela, muitas vezes adotando padrões individuais para evitar uma dor ou um bloqueio. Por isso, a RPG é um tratamento individualizado, ou seja, cada indivíduo é trabalhado de maneira unica.
O que nos mantém de pé, contra a gravidade, é a cadeia de músculos estáticos. Para exercer esta função antigravitacional, que requer um estado de contração parcial, os músculos estáticos têm um alto teor de tecido conjuntivo e um tônus elevado. Por isso eles tendem a se tornar hipertônicos, hipoflexíveis e encurtados, especialmente em casos de patologias ou estresse, podendo causar desvios em ossos e articulações.
Para produzir movimento, nós usamos a cadeia dos músculos dinâmicos. Para esta função de aplicar força intermitente, os músculos dinâmicos têm menos tecido conjuntivo e baixo tônus. Daí a tendência a tornarem-se excessivamente flácidos e hipotônicos como, por exemplo, os músculos abdominais de pessoas sedentárias.
Quando um paciente se queixa de uma dor aguda no ombro imediatamente após um acidente, a origem desta dor é clara e um tratamento local, geralmente, é suficiente. Mas um outro paciente pode ter um dos ombros mais elevado para não colocar muito peso sobre um tornozelo torcido do lado oposto. Neste caso, uma cadeia de compensações provavelmente terá começado nos músculos da panturrilha, que aumentaram seu tônus para proteger a articulação do tornozelo, o que, por sua vez, poderá ter aumentado o tônus dos músculos isquiotibiais e dos eretores da coluna, culminando com a elevação do ombro. Se este ombro for mantido permanentemente naquela posição, é possível que o paciente acabe tendo uma dor no ombro. é natural que o fisioterapeuta não espere que o paciente consiga correlacionar a dor de agora com um fato ocorrido há algum tempo. Somente através da RPG o fisioterapeuta pode estabelecer esta conexão entre o sintoma (a dor no ombro) e a causa do problema (a retração da cadeia muscular após a torção do tornozelo).
Independente da queixa do paciente, quando os resultados da RPG começam a aparecer, há uma melhora inclusive da auto-estima do paciente. Além disso, é uma prática que alivia o estresse e melhora a qualidade do sono, logo, podemos considerar que a RPG sem dúvida é uma excelente ferramenta na melhora da qualidade de vida do indivíduo.
A postura será indicada de acordo com a patologia do indivíduo. É importante que a pessoa leve para o seu dia-a-dia as técnicas da RPG. Isso quer dizer pegar peso, passar roupa, caminhar e dormir com a postura correta.
RPG não é massagem, Apesar de ser uma terapia manual, o método depende da interação entre fisioterapeuta e paciente para a obtenção de bons resultados.

COMO É A SESSÃO

O fisioterapeuta trabalha com o paciente, contra a patologia. Durante cada sessão, o fisioterapeuta emprega micro ajustes em alongamento numa série de posturas suaves e progressivas (de pé, sentada ou deitada).

No mesmo tempo em que fortalece os músculos dinâmicos, seguindo a cadeia que está causando a dor e/ou outros problemas.

A duração e a frequência dessas sessões, que são individuais, dependem do problema do paciente. Podendo variar de 1h ou mais, 1 ou 2 vezes na semana.

INDICAÇÕES DA RPG
RPG é uma atividade indicada a pessoas de qualquer faixa etária. É excelente para a maioria das patologias do sistema músculo-esquelético, agudas ou crônicas, com sintomas de dor ou apenas para correção postural.

• HÉRNIA DE DISCO;

• ESCOLIOSE;

• LOMBALGIA;

• LOMBOCIATALGIAS (NERVO CIÁTICO);

• HIPERLORDOSE E HIPERCIFOSE;

• DORES MUSCULARES E ARTICULARES;

• TENDINITES;

• PREPARAÇÃO PRÉ E PÓS PARTO;

• DORES DE CABEÇA DE ORIGEM TENSIONAL;

• ARTROSE;

• BURSITE;

• LESÕES ARTICULARES, MUSCULARES E TENDÍNEAS;

• MELHORA DE PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS;

• RIGIDEZ ARTICULAR;

• CORRIGIR COMPENSAÇÕES POSTURAIS E DE INFLEXIBILIDADE;

• DESVIOS DOS JOELHOS (GENO VARO E VALGO);

• PÉ PLANO E CAVO.

CONTRA INDICAÇÕES DA RPG
O método não apresenta qualquer contra-indicação ou limites, e une conceitos de individualidade (as pessoas não são iguais), causalidade (busca as causas do sintoma), e globalidade (trata todo o indivíduo).